Foi divulgada em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (3), a data da maior manifestação cultural da região Oeste do Pará, a Festa do Sairé. Este ano, a programação no Distrito de Alter do Chão, em Santarém, marca o retorno do Festival do Botos, que ficou suspenso durante dois anos por conta da pandemia da Covid-19. A Festa será realizada no período de 15 a 19 de setembro.
A Festa do Sairé é a manifestação cultural mais antiga da Amazônia e é realizada há mais de 300 anos. De acordo com a Prefeitura de Santarém, a festa atrai cerca de 150 mil pessoas durante cinco dias de programação na vila balneária de Alter do Cão. “Nós já estamos trabalhando desde o início do ano nessa possibilidade de ter Sairé em Alter do Chão. Nós já estamos fazendo o levantamento das empresas de agenciamento, já estamos trabalhando na capacitação de recursos e nos outros passos para a realização desse grande evento.” – disse o secretário de cultura, Luís Alberto Figueira.
O Festival dos Botos foi suspenso nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19. Nos últimos dois anos, apenas os ritos religiosos foram realizados, mantendo a tradição com a procissão dos mastros e ladainhas, a programação foi restrita aos comunitários. Com o retorno da disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, a expectativa é boa para setor econômico e turístico do município.
"A nossa perspectiva é que o turismo de Santarém possa se recuperar a partir do Sairé. A gente já vem conversando com todos, realizando as pontes para o aumento nos voos, o novo terminal turístico também vem somar e auxiliar nesse processo, e esse será um novo Sairé, alavancando o turismo na região." – destacou o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso.
Os botos Cor de Rosa e Tucuxi se enfrentam em apresentações temáticas no Lago dos Botos – local das apresentações na Praça do Sairé – as agremiações culturais encenam a lenda do boto que se transforma em um homem que seduz e engravida as mulheres.
Além de ser um patrimônio cultural de Santarém, o Sairé tem grande importância econômica, pois injeta na economia do município cerca de R$ 15 milhões. De acordo com o prefeito de Santarém, a divulgação antecipada das datas colabora para que os visitantes e turistas possam planejar suas viagens.
"Decidimos fazer o anúncio logo, principalmente por causa dos turistas que precisam comprar suas passagens e fazer suas reservas de hospedagem antecipadamente. A nossa expectativa é de que Santarém possa ter um Sairé 2022 maravilhoso, como nunca foi feito antes, afinal essa é a maior festa cultural do oeste do Pará, motivo de orgulho cada vez que a gente consegue realizar esse evento, que nós temos certeza que será de muita fé, muita alegria, muito carimbó." – disse Nélio Aguiar.
Fonte: Com informações da Agência Santarém